31 agosto 2013

Como fazer: Colagens!

Colagem por dirkkat. Clique para ampliar.

Olá! Esse vai ser o meu primeiro tutorial no blog, então se eu não for claro em algo não exitem em apontar! Qualquer dúvida podem perguntar nos comentários. Bom, como indicam o título e a imagem o tema do post de hoje será colagens. As colagens sempre foram ícones da customização, porém costumavam ser feitas com recortes de fotos, jornais e revistas. Hoje elas estão presentes nas redes sociais como tumblrtwitter (servindo como background e header), e blogs, como o meu  por exemplo. A maioria dessas colagens "modernas" são feitas por usuários do tumblr com materiais vindos de lá mesmo, são os #transparents, que como o nome sugere são imagens como o fundo transparente (pngs) feitas para incrementar a colagem. Costumam ser corações com frases e frases escritas em block/cube fonts. Os efeitos em #PSD também são usados para dar uma corzinha e um tom retro na colagem. Ok, agora vamos aprender como fazer colagens! Clique em ler mais.

Você vai precisar de:
  • Um editor de imagens. Eu uso o Photoshop CS5 e recomendo totalmente, principalmente por ter sido o editor que eu usei para fazer esse tutorial. Caso você não saiba como usar o Photoshop veja este tutorial;
  • Transparents/pngs. Não se preocupem! No final do post tem um pacotinho para vocês;
  • Opcional: PSD. Não é obrigatório, mas dá uma atmosfera legal na foto.

1. Recortando as imagens!
Vamos começar trabalhando com as imagens. Reúna as imagens em um novo documento em branco (um bom tamanho para se usar é 700x500) e as recorte. Não precisa ficar perfeito, apenas recorte para que fique parecendo um recorte de revista. Use a ferramenta laço poligonal/polygon lasso (atalho L)ou a ferramenta laço/lasso (atalho L)  para recortar. Cuidado para não deixar "buracos" ou espaçamentos muito grandes entre as imagens, caso aconteça de ficar um ou outro e acredite em mim, vai ficar tape colocando uma imagem de fundo ou com um png.
Clique para ampliar.

2. Colocando os transparents/pngs!
Essa é a minha parte favorita! Colocar os pngs. Além de deixar a colagem mais recheada eles também tapam os "buracos" e as falhas nos recortes. Mas tome cuidado para não usar demais ou acabar usando uma combinação que não combine entre si! Caso queira escrever algo recomendo o uso das fonte double featureGreen PilowwwDenne Shuffle Euro HollowDK NanukDK Kwark. Além do pacote que eu preparei, vocês podem encontrar pngs desse tipo no tumblr. Apenas procure bem na tag transparent e achará.
Clique para ampliar.

3. PSD (Opcional)!
PSDs são efeitos usados no photoshop. São usados em colagens para dar uma atmosfera mais uniforme à ela, além de dar um ar mais cool e retro. Eu vou usar essa daqui que é uma das minhas favoritas para colagens e cai super bem, e outra que eu não lembro onde baixei. Vocês podem encontrar mais em tumblrs de resources, como o Drunk and Coloring e o Photoicons.
Clique para ampliar.

Bom, como prometido clique aqui para baixar o Kit Colagem feito por mim com imagens encontradas na internet. Acompanhado de 44 pngs. Créditos não são necessários porém são bem vindos.

Colagens para se inspirar:
  
Clique para ampliar. Não lembro quem as fez, desculpa.

 É... E aqui finalizo meu primeiro tutorial no blog. Espero que tenham gostado. Foi útil? Então comentem!  

14 comentários:

  1. Lindos! Adorei! Tenho uma revista virtual e talvez faça uma colagem ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Gabriel! Ficarei muito feliz se usar! :)

      Excluir
  2. Gostei!Bem útil e tá até bem explicadinho pra um primeiro tutorial,keep blogging and you'll improve~~

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse blog porque eu acho o blog e o blogueiro muito divo MDS OMG que divo!!

    ResponderExcluir
  4. essas letras so se encontram hein photoshop ?

    ResponderExcluir
  5. Você pode fazer colagens do ' Khalil Sharieff ' e me mandar? por favor

    ResponderExcluir
  6. Laro faz um tutorial em vídeo explicando please

    ResponderExcluir
  7. Laro, eu sou bem noob, então me diz, quando eu corto as imagens e coloco no documento em branco elas não aparecem. Como proceder?

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode fazer uma colagem pra mim, do Justin Bieber e do Luan Santana juntos ?

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode fazer uma colagem pra mim, do Justin Bieber e do Luan Santana juntos ?

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode fazer uma colagem pra mim, do Justin Bieber e do Luan Santana juntos ?

    ResponderExcluir