25 setembro 2013

Efeito vintage nas fotos.

Olá! Novamente, desculpa por ter deixado o blog inativo por um tempo. Bom, conforme prometido esse post será um tutorial e assim como o título sugere irei ensinar vocês a fazerem um lindo efeito vintage nas suas fotos, o mesmo da imagem que ilustra o post. Há muito tempo que eu quero fazer um tutorial desse tipo para vocês, pois adoro esse tipo de efeito e vejo que muita gente também, principalmente no tumblr. Foi um pouco trabalhoso chegar até esse resultado, mas o tutorial em sim é bastante simples para quem já entende um pouco de photoshop. Para quem não entende, essa série de tutoriais básicos podem ajudar um pouco. Clique em ler mais para ter acesso ao tutorial.

Para este tutorial vou usar a seguinte imagem:
Clique para ampliar.

Você vai precisar de:
  • Photoshop. E conhecimento básico do mesmo;
  • Textura grunge. Disponibilizarei no final do post o download da que eu usei.

Antes de tudo é necessário saber onde ficam os ajustes e como fazer para usá-los, já que precisaremos deles durante o tutorial todo. Na barra inferior onde ficam as camadas, encontramos o seguinte ícone:. Clique nele para ter acesso ao menu de ajustes, que como o próprio nome já diz servem para mudar coisas como o brilho, saturação etc da imagem. Os usaremos para fazer o efeito.

1. Curvas. Abra o menu de ajustes e clique em curvas e ajuste para que a foto fique mais "forte", clareie os tons mais claros e escureça os escuros. Eu configurei desse jeito:

2. Cor. Ok, agora crie uma nova camada, pinte com a cor #00005c e coloque no modo exclusão. Esse tipo de efeito é muito importante para dar uma coloração mais vintage à foto. Sua imagem deve estar mais ou menos assim (clique para ampliar):

3. Níveis. Para clarear mais um pouco a imagem volte para o menu de ajustes e clique em níveis, puxe a setinha cinza para a esquerda (e a branca também caso precise) até obter o resultado desejado. Eu configurei assim:

4. Cor seletiva (opcional). Serve para intensificar os tons e até mudá-los. Brincar com a ferramenta cor seletiva pode te dar ótimos resultados. Eu configurei assim:

Sua imagem deve estar mais ou menos assim agora (clique para ampliar):

5. Luzes/Degradê. Minha parte preferida! Vamos usar um preenchimento degradê para fazer aquelas "luzes" avermelhadas/alaranjadas que dão um toque mais vintage na foto. Coloque no modo divisão, os degradês ficam melhores quando começam no vermelho e vão para um tom mais laranja. Você pode colocar mais de um, e o local onde deve colocar depende da foto. Meus degradês ficaram assim:

6. Textura grunge. Texturas grunge são aquelas que tem o fundo preto e risquinhos brancos. Assim como o degradê, servem para deixar a foto com uma ar mais antigo. Coloque-as no modo divisão. Clique aqui para baixar a que eu usei nesse tutorial. Resultados: (clique para ampliar).

Ufa! Finalmente terminei. Deu trabalho. Mas valeu a pena. Espero que eu tenho sido claro e que vocês tenham entendido tudo direitinho. Notaram que no ultimo exemplo eu mudei a direção das luzes? Ficou mais bonitinho assim. Caso estejam com preguiça de fazer todo esse procedimento, vocês podem baixar a colorização que eu fiz com esse tutorial clicando aqui. Gostaram do tutorial? Foi útil? Não se esqueçam de comentar.

9 comentários: